quarta-feira, 23 de junho de 2010

Processo criativo: problemas e soluções

O primeiro problema:

Tenho que criar sete páginas de site, que diferem muito pouco uma das outras. Como fazer para organizar todas estas página na linha do tempo?

A solução:

Trabalhar as sete páginas, utilizando-me de animações de conteúdos diferenciados seria muito trabalhoso e desorganizado, se eu as inserissem na mesma linha do tempo. Então eis que surge a primeira solução: cenas. Colocar cada página em uma cena, possibilitaria uma independência maior das páginas e suas criações eram relativamente fáceis. Bastava criar a original e duplicá-la o número de páginas que se queira.

Eis que surge um novo problema:

Em sala fomos apresentados a códigos action scrpit que poderiam ser inseridos em botões para irem para os próximos quadros de uma timeline, de uma mesma cena.  O código era o seguinte:

on (release) {

gotoAndStop(x)

}

No código acima o x refere-se ao quadro que se quer ir na timeline. Mas, e se eu quiser ir para um quadro específico de uma cena específica.

A solução surge novamente:

Bastava utilizar o código da seguinte forma:

on (release) {

gotoAndStop(‘Cena’,x)

}

A solução foi descoberta devido ao assistente de código do próprio flash. Foi só bulir um pouquinho nele e a resposta foi encontrada.

Mais um problema:

O site deveria ter uma música e seria muito interessante se os internautas pudessem ligar e desligar a música. Como faz?

Solução:

A solução veio de forma criativa. No assistente do flash havia um código que servia para parar o som, stopAllSound. Mas e para ligar? Bem, o jeito foi usar a criatividade. Criei um botão que ao ser clicado ele mostra mais dois botões, on e off. No off só fiz colocar o código de para o som (stopAllSound). Para a música voltar a tocar coloquei o código:

on (release) {

gotoAndPlay(x)

}

Entretanto, isso só funciona pra primeira página, pois para fazer isso funcionar em todas as página, eu deveria adicionar o som em todas elas e isso deixaria o arquivo muito pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário